23/05/2011

Culto a Maria.

Que culto se deve a Maria?
A Maria devemos um culto especial, superior ao dos anjos e dos santos, porque Ela é mãe de Deus, nossa mãe, nossa mediadora e nossa advogada, e porque é  o modelo  perfeito de toda as virtudes.
Enquanto honramos os santos com um simples culto de dulia, ou veneração, a Maria e só a Ela tributamos um culto de hiperdulia, isto é, de maior veneração, colocando-A abaixo unicamente de Deus e acima de todos os anjos e santos.
Poderíamos tributar a Maria o mesmo culto que atribuímos a Jesus Cristo?
Certamente que não. Jesus é Deus, ao passo que Maria, não obstante todos os privilégios e todas as graças, é sempre uma criatura de Deus, de quem tudo recebeu. Há pois uma diferença essencial entre o poder e mediação de Jesus e o poder e mediação de Maria. Jesus é onipotente por natureza, sendo Deus; como Mãe de Deus, Maria é toda-poderosa por graça. Jesus é mediador de justiça, tendo pago com seu sangue o preço da redenção; Maria é medianeira de intercessão, sendo sempre atendidas as suas preces.
Jesus é o autor e a fonte das graças de que Maria é o canal e a dispensadora.
As características do culto a Maria são três, iguais às características da verdadeira religião, isto é: a antiguidade, a perpetuidade e a universalidade. O culto a Maria é tão antigo como a Igreja. Os apóstolo e os primeiros cristão cercavam de veneração filial a Mãe que lhes fora legada por Jesus Cristo e a apresentaram aos gentios. Já   o Credo professa: " Creio em Jesus Cristo nosso Senhor, o qual nasceu da Virgem Maria". Em todos os séculos os cristãos honraram Maria, se bem que não todas as manifestações exteriores em voga em nossos dias remontem aos primeiros tempos. Sob a direção da Igreja, desenvolveu-se gradualmente esse culto até se trasformar na atual expansão de confiança e de amor.

Nenhum comentário: