01/03/2016

Março mês dedicado ao Glorioso São José.

                                       
                   


                      ROSÁRIO DE SÃO JOSÉ PELOS MORIBUNDOS

 Ó Santo Patrono dos moribundos, ofereço-vos, humildemente, este devoto exercício de meditação e oração, por todos que se acham, nesta hora, nos apertos da agonia e por mim, quando chegar a minha última hora.


 MISTÉRIOS GOZOSOS(Para 2as e 5as feiras)

No 1º. Mistério se contempla o gozo que provou São José, ao ser-lhe comunicado o mistério da Encarnação do Filho de Deus.1 Pai Nosso, 10  Glórias ao Pai e, em seguida, a jaculatória: “Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem, rogai por mim e pelos agonizantes deste dia” (ou desta noite). 

No 2º. Mistério se contempla o gozo de São José, ao saber que Santa Isabel saudara Maria com o nome de Mãe do seu Senhor e ao ter notícia da cura prodigiosa de Zacarias.1 Pai Nosso, 10 Glórias ao Pai e, em seguida, a jaculatória: “Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem, rogai por mim e pelos agonizantes deste dia” (ou desta noite).

 No 3º. Mistério se contempla o gozo de São José, quando, por ocasião do nascimento do Redentor Divino, viu os anjos descerem do céu, e os humildes pastorzinhos acudirem pressurosos à choupana, adorando o recém-nascido, o desejado Messias.1 Pai Nosso, 10  Glórias ao Pai e, em seguida, a jaculatória: “Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem, rogai por mim e pelos agonizantes deste dia” (ou desta noite). 

No 4º. Mistério se contempla o gozo de São José, quando, na apresentação ao templo, ouviu do santo velho Simeão a profecia anunciando a salvação do mundo, que a divina criança vinha realizar.1 Pai Nosso, 10  Glórias ao Pai e, em seguida, a jaculatória: “Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem, rogai por mim e pelos agonizantes deste dia” (ou desta noite). 

No 5º. Mistério se contempla o gozo de São José, que, após três dias de aflitivas pesquisas, teve a felicidade de achar no templo o perdido Redentor.1 Pai Nosso, 10 Glórias ao Pai  e, em seguida, a jaculatória: “Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem, rogai por mim e pelos agonizantes deste dia” (ou desta noite).
" São José foi o homem mais puro em sua virgindade, mais profundo em sua humildade, mais ardente na caridade, mais elevado na contemplação" ( São Bernadino de Sena)


“Eis o servo fiel e prudente a quem o Senhor confiou a sua casa ”                                                                               (Lucas 12, 41)




   MISTÉRIOS DOLOROSOS(Para 3as e 6as feiras) 

No 1º. Mistério se contempla a dor que amargurou o coração de São José, ao ver Jesus nascer num estábulo miserável, sofrendo os rigores do inverno, e aquecido apenas pelo sopro dos animais.1 Pai Nosso, 10  Glórias ao Pai e, em seguida, a jaculatória: “Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem, rogai por mim e pelos agonizantes deste dia” (ou desta noite). 

No 2º. Mistério se contempla a dor de São José na dolorosa circuncisão, a que se submeteu, em obediência à lei mosaica, o Salvador recém-nascido.1 Pai Nosso, 10 Glórias ao Pai  e, em seguida, a jaculatória: “Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem, rogai por mim e pelos agonizantes deste dia” (ou desta noite). 

No 3º. Mistério se contempla a dor que São José sentiu ao ter de fugir para o Egito, afim de subtrair a criança divina ao furor do rei Herodes.1 Pai Nosso, 10 Ave Marias e 1 Glória e, em seguida, a jaculatória: “Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem, rogai por mim e pelos agonizantes deste dia” (ou desta noite). 

No 4º. Mistério se contempla a dor de São José, quando, por três longos dias, juntamente com Maia Santíssima chorou a perda do amado Jesus.1 Pai Nosso, 10 Glórias ao Pai e, em seguida, a jaculatória: “Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem, rogai por mim e pelos agonizantes deste dia” (ou desta noite).

 No 5º. Mistério se contempla a dor de São José, à hora de sua morte, quando se separou das duas pessoas que mais amava sobre a terra, Jesus e Maria.1 Pai Nosso, 10 Glórias ao Pai e, em seguida, a jaculatória: “Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem, rogai por mim e pelos agonizantes deste dia” (ou desta noite). 





  MISTÉRIOS GLORIOSOS(Para domingos, 4as feiras e sábados) 

  No 1º. Mistério se contempla a glória de São José, ao ver-se escolhido para esposo de Maria, pai nutrício de Jesus e chefe da Sagrada Família.1 Pai Nosso, 10 Glórias ao Pai e, em seguida, a jaculatória: “Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem, rogai por mim e pelos agonizantes deste dia” (ou desta noite).

 No 2º. Mistério se contempla a glória de São José, ao ver os sacerdotes e os doutores da lei ouvindo admirados a palavra de Jesus, que aos doze anos apenas , discutia no templo, e ao ouvir dos mesmos chamá-lo filho dele.1 Pai Nosso, 10 Glórias ao Pai e, em seguida, a jaculatória: “Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem, rogai por mim e pelos agonizantes deste dia” (ou desta noite).  

No 3º. Mistério se contempla a glória de São José, ao ser, pelo espaço de longos anos, na casinha de Nazaré, obedecido, reverenciado e servido pelo Filho de Deus.1 Pai Nosso, 10  Glórias ao Pai e, em seguida, a jaculatória: “Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem, rogai por mim e pelos agonizantes deste dia” (ou desta noite). 

No 4º. Mistério se contempla a glória de São José, quando, morto entre os braços de Jesus e Maria, ao ver-se recebido pelos santos escolhidos no Limbo, que o proclamam Primeiro Patriarca dentre todos a anunciar o já vindo Messias, de quem fora pai nutrício e guarda fidelíssimo.1 Pai Nosso, 10  Glórias ao Pai e, em seguida, a jaculatória: “Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem, rogai por mim e pelos agonizantes deste dia” (ou desta noite). 

No 5º. Mistério se contempla a glória de São José, ao ver-se colocado no Céu, o primeiro depois da Santíssima Virgem, reverenciado pelos anjos e santos, e invocado sobre a terra como primeiro e principal patrono da Igreja Universal.1 Pai Nosso, 10  Glórias ao Pai e, em seguida, a jaculatória: “Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem, rogai por mim e pelos agonizantes deste dia” (ou desta noite). 



Oremos:E Vós, ó caríssimo Pai e protetor, São José, dignai-vos aceitar o humilde tributo deste Rosário, que acabamos de recitar em vossa honra e sede servido de alcançar-nos todas as graças espirituais e temporais de que precisamos, não esquecendo os pobres e agonizantes deste dia (ou desta noite).Ó Deus, que havendo-me condenado à morte, quisestes ocultar-me o momento e a hora da execução, concedei-me que, vivendo na justiça e santidade, todos os dias da minha vida, possa merecer sair deste mundo no ósculo do vosso santo amor. Pelos merecimentos de nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina convosco, na unidade do Espírito Santo. Assim seja. 

OBS.: Acrescentamos 3 Ave Marias em honra da Santíssima Virgem pela parte relevante que tomou nas alegrias, dores e glória do seu esposo São José.       


Nenhum comentário: