17/09/2011

Impressão dos Estigmas de S. Francisco de Assis.


Os Justos esperam por mim.

Os estigmas de S. Francisco. Nestes dias, celebramos três festas da Cruz: no dia 14 de Setembro, aprendemos a conhecer a grandeza da Cruz na qual está  "a salvação, a vida e a ressurreição"; no dia seguinte vimos como uma criatura, a mais nobre que houve sobre a terra, uniu-se à Cruz pela participação no sofrimento ( as Dores de Maria). Hoje vemos um Santo de tal modo unido em espírito ao crucificado que exteriormente recebe a impressão dos estigmas de Nosso Senhor. A Igreja nos ensina na Oração a finalidade particularmente instrutiva da festa: foi quando o amor do mundo pelo divino Crucificado começava a declinar, que Deus renovou os estigmas do salvador na carne de nosso Santo, para inflamar nossos corações no amor do Cristo.
O fato milagroso da impressão dos estigmas é afirmado de maneira universal e indiscutivel. Constatou-se isso, particularmente, logo depois da morte do santo. S. Boaventura nos dá uma descrição minuciosa do fato. Francisco dois anos antes de sua morte em 1224 na solidão do monte Alverne, começou um jejum de quarenta dias em honra de São Miguel(29 de Setembro) e foi arrebatado mais do que habitualmente na doçura da contemplação celeste; viu então, nas proximidades da festa da Exaltação da Santa Cruz um Serafim com seis asas luminosas, descer das alturas do céu, e aproximar-se de si.....
Quando, após um colóquio íntimo e misterioso, o Anjo desapareceu, ficou no coração do santo um amor de extrema intensidade. Sobre o corpo, porem a aparição deixara impressa uma admirável imagem da paixão do Cristo. Logo apareceram em suas mãos e em seus pés as marcas dos pregos cuja cabeça era visível na parte interior das mãos e na parte superior dos pés enquanto as pontas apareciam nas plantas dos pés e nas costas das mãos. Seu lado direito estava também como que travessado por uma lança, marcado por uma cicatriz vermelha de onde muitas vezes corria seu precioso sangue, mancando suas vestes. Por este milagre extraordinário, Francisco se tornara um outro homem, armado dos estigmas do senhor. Ele desceu da montanha, trazendo a imagem do crucificado, não feita por não de artista em pedra ou madeira, porem impressa pelo dedo de Deus em suas próprias carne. 


São Francisco de Assis, Rogai por nós!

Nenhum comentário: