23/06/2011

Festa do Santíssimo Corpo de Deus.

" O Pão que vive e dá a vida ao Mundo"
Que festejamos hoje?  O nome o diz : a festa do Santíssimo Corpo do Cristo. E' portanto a festa do Corpo do Cristo na Eucaristia, ou, mais exatamente, a festa da instituição da Eucaristia, que é , ao mesmo tempo, uma homenagem ao Cristo, o qual, pela instituição da Eucaristia fez á sua Igreja o mais rico dos presentes. Na realidade, o dia da instituição da Eucaristia é a Quinta feira Santa. A lembrança da Paixão do Cristo não permite porém uma alegria festiva nesse dia. Por isso, uma festa especial do Santíssimo Sacramento nos permite celebrar a instituição da Eucaristia com solenidade e alegria. Escolheu-se para essa celebração a quinta feira que segue à conclusão do ciclo pascal. A liturgia de nossa festa foi composta pelo grande Doutor da Igreja, Santo Tomás de Aquino, por ordem do Papa Urbano IV. no ano de 1264.
Uma meditação de Santo Tomás sobre a Eucaristia. O' banquete precioso e admirável, salutar e cheio de doçura! Pode haver cousa mais preciosa do que este banquete? Nele não nos apresentam carne de vitela e carneiro, como outrora no Antigo Testamento, mas o próprio Cristo, o Deus verdadeiro, para alimento de nossa almas!
Que pode haver de mais admirável do que este Sacramento? Nele são transformados o pão e o vinho no Corpo e Sangue do Cristo. Portanto, o Cristo, Deus e Homem, está contido todo inteiro sob as espécies do pão e do vinho. Os fiéis O recebem, porém Ele não está partido. E mesmo quando as espécies são divididas, Ele permanecem em cada parte, integral e incólume. A forma exterios fica sem a substância interior, no mesmo Sacramento, para que pudessemos mostrar a nossa fé, porque, cousa visivel, ( o Corpo do Cristo em si, visivel ) é recebido de uma maneira invisivel, escondido sob as espécies. E assim, sejam isentos de qualquer engano os sentidos que costumam julgar pelo exterior conhecido. Nenhum sacramento é mais salutar do que este.  Porque nele são lavados os pecados, aumentadas as virtudes, e o espírito se sacia com a abundancia das graças espirituais. E' oferecido este Sacrafício na igreja pelos vivos e pelos mortos, para que aproveite a todos o que foi instituido para a salvação de todos. Que homem poderá descrever a doçura deste Sacramento? Nele saboreamos a espiritual doçura como na própria fonte e celebramos o memorial do excesso de amor que Cristo mostrou em sua Paixão. Para arraigar a imensidade deste amor nos corações dos fiéis, instituiu o Cristo este Sacramento depois de ter celebrado a Páscoa com seus discípulos na última Ceia. E porque quis voltar a seu Pai, deixou este máximo do milagres com lembrança de sua Paixão, cumprindo as antigas figuras. Áqueles que ficaram tristes pela sua partida deixou este Sacramento como consolação, única em sua espécie.
Que é para nós, Cristãos, a Eucaristia e que deve ser ? Ela não é apenas um dos muitos meios de santificação, mas é o centro de nosso culto cristão, o sol de nossa vida religiosa.

Nenhum comentário: