A Ave- Maria é a mais bela oração que possamos dirigir a Nossa Senhora. Compõe-se de palavras do Arcanjo Gabriel, outras de Santa Isabel e outras da Igreja. O Arcanjo Gabriel, aparecendo a Maria para comunicar-lhe a encarnação do Verbo, saudou-a assim:
"Ave, ó cheia de graças, o Senhor é convosco e bendita sois vós entre as mulheres".
Isabel recebeu Maria com estas palavras:
"Bendita sois entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre".
Acrescentando o nome de Maria ás palavras do anjo e o de Jesus ás palavras de Isabel, a Igreja reuniu as duas saudações numa só e juntou-lhe a invocação:
"Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores,agora e na hora de nossa morte. Amém.
A ave-Maria divide-se em duas partes, sendo a primeira um louvor e a segunda, uma invocação.
1º parte.
Ave-Maria
- Estas palavras exprimem a homenagem respeitoso do anjo que lhe dirige uma saudação por parte de Deus e se inclina diante dela como diante de uma soberana.
Cheia de graça
- Maria foi cheia de graça desde a sua Conceição, tendo sido preservada do pecado original. Foi cheia de graça durante a vida, tendo recebido em seu corpo o próprio autor da graça. E cheia de graça é agora na glória, porque está acima de todos os espíritos celestes.
O Senhor é convosco
- As três pessoa divinas habitaram, pela graça santificante, na alma de Maria que era como um templo privilegiado. " A virtude do Altíssimo cobriu-a com sua sombra"; "o Espírito Santo sobreveio nela" para operar nela o infalível mistério da encarnação. Por Ela, " o Verbo se fez carne e habitou entre nós".
Bendita sois vós entre as mulheres
- Maria é bendita entre as mulheres, porque nenhuma outra foi jamais, nem nunca poderá ser Mãe de Deus; Porque foi a única a ter o privilégio de ser mãe e virgem ao mesmo tempo; porque foi a flor mais bela que desabrochou do género humano, a honra e o modelo do sexo feminino.
Bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus
- A grandeza de Maria consiste principalmente no fato de ser Mãe de Deus, de Jesus, bendito por todos os séculos por ser a fonte de todas as graças e bênçãos. Esse privilégio de Jesus redunda em glória para Maria, como a excelência de um fruto é um elogio para a árvore de onde provém.
2º parte
Santa Maria Mãe de Deus
- Invocamos o nome dulcíssimo da Virgem e acrescentamos-lhe o adjectivo " Santa", para atrair a sua benevolência maternal, lembrando-lhe que Deus a preservou de toda sombra de pecado e a elevou ao mais alto grau da santidade. Invocamo-la como " mãe de Deus" porque esse título é para nós motivo de confiança ilimitada e penhor seguro do seu poder junto a Deus.
Rogai por nós pecadores
- Para que se compadeça de nós, expomos humildemente a nossa miséria. É como se lhe disséssemos:
" Vós, ó Maria, prodígio de santidade, dignai-vos dirigir o vosso olhar benigno para nós, pobres pecadores, vossos indignos filhos. Penalizada diante de tamanha miséria, intercedei por nós junto de Jesus".
Rogai.......agora
- O auxílio de Maria nos é necessário a todo instante, porque a todo instante temos deveres a cumprir, inimigos para vencer, perigos a evitar. O demónio e o mundo não cessam de nos fazer guerra e nós, abandonados a nós mesmo, somos fracos e inconstantes.
Rogai......na hora de nossa morte
Nessa hora principalmente, teremos necessidade da assintencia da Virgem, porque nessa hora,e com maior empenho, o demónio fará os últimos esforços para vencer. E todos sabem que uma derrota nesse momento supremo é um mal irreparável.
A graça de uma boa morte é a graça mais preciosa que se possa pedir, porque garante uma eternidade de bem-aventurança na companhia de Jesus. Feliz de quem for assistido por Maria naquela hora tão importante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário