19/02/2016

Primeiro Mandamento.


Amar a Deus sobre todas as coisas.

O primeiro mandamento Amar a Deus sobre todas as coisas ordena-nos que havemos de ser religiosos, isto é,crer em Deus e amá-lo, adorá-lo e servi-lo, como único verdadeiro Deus Criador e Senhor de tudo. Em substância, impõe-nos o primeiro mandamento que pratiquemos a religião, que consiste em crer em Deus, revelador isto é, que nos revela as verdades que devemos crer, e amá-lo como nosso supremo Bem, adorá-lo, e servi-lo, como único Deus verdadeiro, Criador e supremo Senhor de todas as coisas e Criador de nós mesmos.De nós como criaturas inteligentes, exige essencialmente quatro coisas:
1-  que creiamos nEle  quando,como suprema Verdade, nos revela as verdades e no-las propõe por intermédio da Igreja.
2-  que o amemos, porque Ele é o sumo Bem e nosso último fim.
3-  que o adoremos só Ele, porque é Deus, merece adoração.
Diversa é a honra que na sociedade se rende aos grandes: suprema, máxima é a que se presta ao soberano. Honramos aos superiores e os grandes da terra; honramos os Anjos, os Santos, Maria Santíssima no céu. Honramo-los, mas não os adoramos. A adoração pela qual se reconhece o supremo domínio de Deus, presta-se  somente a Deus.
4- finalmente, Deus que que o sirvamos, isto é, que observemos os mandamentos que nos deu; e que, com essa observância, reconhecemos também a sua autoridade e a nossa dependência dEle.
Deus elevou o homem  ao estado sobrenatural e reparou, com a Incarnação, Paixão e Morte do seu Unigênito, a queda de Adão. Deu-se a conhecer ao homem por meio da revelação,propôs-lhe verdades sobrenaturais, determinou o culto com que deseja ser honrado; deu-lhe os meios necessários de santificação. Por isso o cristão ( e quem o não é tem o dever de se fazer cristão) deve conhecer, crer, honrar, adorar, amar e servir a Deus em conformidade com a revelação, e portanto, a sua religião ou, em substância, o culto que rende a Deus, é sobrenatural. Em relação ao corpo e à alma. O homem não é só alma, mas também corpo; por isso deve prestar o devido culto a Deus com todo seu ser, com  o corpo e com a alma, pelo que não basta que o culto prestado a Deus seja só interno da alma, deve ser também externo, quero dizer praticado com atos sensíveis.
Em relação ao homem particular e à sociedade. O homem não é só indivíduo; é também membro da sociedade. É criado como ser social; deve por natureza, viver em sociedade, não podendo de modo nenhum bastar-se a si mesmo, pois tem, para a sua vida, necessidade do auxilio dos outros.Por conseguinte deve render a Deus o culto devido não só como indivíduo, mas também como membro da sociedade, e por isso, o culto religioso, além de ser privado deve ser também público. Quero dizer, a sociedade, como união de muitos homens, deve render a Deus o culto que lhe compete.


16/02/2016

Quaresma.

                                       





A Quaresma é um tempo litúrgico em que por 40 dias dedicados pela Igreja à oração e à penitência,
para o fiel preparar-se verdadeiramente para a Semana Santa. 
Jesus Fez tudo por amor e nos convida a amar. Lembre-se de que quanto mais uma alma é agradável a Deus, mais deverá ser provada. Por isso, coragem e avante sempre.
Façamos diginos frutos de penitencias.