21/08/2011

Festa da Assunção de Nossa Senhora.

Que celebramos neste dia?  Antes do mais, a morte de Maria, a festa da "Dormitio" como outrora se chamava. Para a Igreja, o aniversário da morte dos Santos é o dia de seu nascimento no céu (natale).  E' também a recepção de Maria no paraiso. A Liturgia descreve a chagada da Mãe de Deus, como um cortejo nupcial, como uma marcha triunfal. Celebramos ainda a coroação de Maria como Rainha dos Santos. A Igreja lembra-se por fim da Assunção corporal de Maria ao céu embora a liturgia não insista também sobre esse fato. Sobre a morte da Santíssima Virgem não possuimos documento histórico exato; ignoramos mesmo o lugar de sua morte. Segundo a tradição, ela morreu em Efeso ou Jerusalem.  A Assunção é uma das festas mais antigas da Santa Virgem.

04/08/2011

Nossa Senhora e o Santo Cura d'Ars.

 O santo cura d'Ars amava a santa Virgem quase com o mesmo amor que tinha pela Eucaristia. falava de Jesus no Sacramento e de sua mãe Imaculada com uma devoção tão profunda que se comunicava a todos os corações. O santo cura tinha ao seu serviço uma digna empregada, Catarina Lassagne, que foi testemunha de uma grande graça concebida pela Santa Virgem ao ser servo fiel.
Uma noite, pensando que o cura ainda estivesse na igreja, Catarina entrou no seu quarto sem bater. Ao abrir a porta, parou na soleira, comovida com a cena inesperada que tinha diante dos olhos.  Um feixe de luz que se desprendia de uma aparição maravilhosa iluminava o padre que, com uma simplicidade de criança, falava à sua visitante. Catarina compreendeu sua indiscrição; procurou afastar-se, mas não conseguiu: sentia-se presa ao solo por uma força misteriosa.
- Minha boa mãe, dizia o cura, eu vos imploro que me concedais a cura do tal doente.
A Virgem inclinou-se e sorriu:
- Está concedida.
- Obrigada, minha boa mãe. Vós nunca me recusais nada. Tende pois piedade de tal pecador obstinado; dai-lhe uma dessas graças irresistíveis que o conquiste para o vosso Filho.
- Concedo-te isto também.
- Oh! obrigado, minha boa mãe. permiti-me uma pedido ainda: eu sou pobre e não tenho nada para deixar à minha velha empregada. Curai-a antes da minha morte da doença de que padece.
Pela terceira vez, a Virgem respondeu:
- Eu te concedo esta graça.
E a visão desapareceu. Só então o bom cura deu pela presença de Catarina.
- Como?! Então a senhora estava aqui apesar da minha proibição?
- Mas eu não sabia.... E quando quis ir-me embora não pude...
- E como se sente agora?
- Sinto-me curada.
- Bendigamos a Maria; mas a senhora prometa-me que nunca dirá a ninguém nada do que acaba de presenciar.
Catarina prometeu e cumpriu a sua palavra. Mas por ocasião do processo de canonização, foi desligada de sua promessa e obrigada a revelar a cena admirável de que fora testemunha.
  ***                            ***                               ***
Ó Maria Rainha do clero, rogai por nós alcançai-nos, muitos e santos sacertodes.
São João Maria Vianney, Rogai por nós.
Hoje é dia de São João Maria Vianney ( O Cura d'Ars )
Ele é o patrono do clero.